Outorga de Diploma - Ano Académico de 2018

Published in Noticias
quinta-feira, 18 julho 2019 10:47
4 Hit
(0 votes)

 

A Universidade Agostinho Neto (UAN) realizou no dia 26 de Abril de 2019 a Cerimónia de Outorga de Diplomas aos Formados no Ano Académico 2018, no Campo Multiusos da Cidade do Kilamba, presidida pelo Magnífico Reitor da UAN, Professor Doutor Pedro Magalhães. Foram postos no mercado de trabalho 1721 pós-graduados e graduados pela Universidade Agostinho Neto, dos quais 72 mestres, 1635 licenciados e 14 bacharéis. Durante a Cerimónia de Outorga de Diplomas, foi apresentado o Balanço do Ano Académico 2018 pelo Vice-Reitor para Área Académica e Vida Estudantil, Professor Doutor Domingos Margarida e foram entregues Menções Honrosas aos 40 melhores estudantes, que tiveram uma média geral igual ou superior a 14 valores, sendo de destacar a estudante do curso de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais, Jandira Coímbra Sermão da Costa que obteve 18 valores. A Faculdade de Engenharia apresentou durante a cerimónia 1 mestre, 119 licenciados e 17 bacharéis. Estiveram na Cerimónia membros do corpo reitoral da Universidade Agostinho Neto, das direcções das unidades orgânicas, representante do Ministra para o Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, professores da UAN, funcionários administrativos, estudantes, familiares e outros convidados.

Conferência Angola – França: O Papel da Transformação Digital, Tecnologia e Inovação no Desenvolvimento Económico

Published in Noticias
sexta-feira, 14 junho 2019 13:26
143 Hit
(0 votes)

 

 

CONFERÊNCIA - ANGOLA – FRANÇA

O PAPEL DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO

18 de Junho, 2019

Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia da UAN

A Coordenação do Mestrado em Engenharia de Sistemas Industriais da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto, vai realizar uma conferência em parceria com a Université de Technologie de belfort Montbéliar (UTBM) com o apoio da Total e da Embaixada da França em Luanda, sobre o lema "O Papel da Transformação Digital, Tecnologia e Inovação no Desenvolvimento Económico" que terá lugar no anfiteatro do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia, no dia 18 de Junho de 2019.

Objectivos da conferência:
Após três anos de cooperação entre a UTC e a UTBM, por um lado, e a FEUAN, por outro, a realização da conferência será um momento de trocas experiência e a congregação de todos os actores deste processo, onde será abordado, entre outros, o papel da transformação digital, tecnologia e inovação no desenvolvimento económico.

O evento será, inicialmente, uma oportunidade para apresentar os resultados obtidos no contexto do projecto FSP (France-Angola) e o apoio de empresas, em particular a Total, mas também, será um momento, para registar a cooperação universitária a ser estabelecida, por meio de acordo de parceria entre a UAN e a UTBM.

Neste contexto, o objectivo da conferência é:

  • Contribuir para o debate científico sobre o papel da tecnologia em uma economia marcada pelo desenvolvimento da digitalização;
  • Apresentar as respostas desenvolvidas por universidades de tecnologia ou engenharia, tanto ao nível educacional como ao nível dos seus programas de pesquisa;
  • Apresentar os principais resultados obtidos no âmbito da referida cooperação, como a realização do mestrado em engenharia de sistemas industriais, a abertura de um Fablab e a participação de estudantes da FEUAN no concurso internacional, 24 horas de inovação, realizado em Canada.

 

 

 

 

Cerimónia de Baptismo de Caloiros 2019

Published in Noticias
sexta-feira, 07 junho 2019 10:19
143 Hit
(0 votes)

A Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto realizou, no dia 7 de Março de 2019, a cerimónia de baptismo de caloiros no Campus Universitário da Camama, numa cerimónia presidida pelo Presidente da Associação dos Estudantes de Engenharia, Ângelo Monteiro e presenciada pela Sra. Decana da Faculdade de Engenharia Professora Doutora Alice de Fátima de Ceita e Almeida. Durante o "ritual" do baptismo, os  caloiros juraram cumprir com zelo e dedicação o regulamento interno da instituição, respeitar os docentes, pessoal administrativo, colegas mais antigos e principalmente aplicarem-se nos estudos.

Os novos estuantes foram “baptizados” com água e polvilhados com farinha de trigo, como é da praxe e foram chamados a cumprir com os deveres académicos e a estarem engajados nos estudos pois só assim, o baptismo que receberam, terá um significado nas suas vidas no futuro.

Na sua mensagem de boas-vindas o presidente da Associação dos Estudantes de Engenharia Ângelo Adão Monteiro, disse que "o estudante que entra na Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto sai com potencial mais lapidado, melhor preparado de forma a responder aos desafios que a sociedade apresenta”

Por sua vez, a Srª Decana da Faculdade, Profª Doutora Alice Ceita, disse que “a exigência e a qualidade são características dos profissionais formados por esta Faculdade na área das engenharias e da arquitectura, e tenho fé que são características que vocês também perseguem". Ressaltou ainda aos novos estudantes que “Acredito na inteligência e na competência dos que foram admitidos este ano, aproveitem bem esta oportunidade, e conto convosco para darem continuidade à nossa tradição de qualidade”.

A cerimónia foi abrilhantada com vários momentos culturais, como declamação de poesias, humor e música e uma aula de sapiência com o tema “Mudança de Mentalidade” proferida pelo Eng.º Milagre Baptista, docente do Departamento de Informática.

Cerimónia de Apresentação de Projectos de Licenciatura em Arquitectura

Published in Noticias
segunda-feira, 06 maio 2019 09:20
243 Hit
(0 votes)

 

O Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto realizou a cerimónia de apresentação Pública dos Projectos de Licenciatura da 31ª Geração de Arquitectos da UAN, no dia 29 de Março de 2019, que teve lugar no Anfiteatro do seu departamento.

Convidada a dar as boas-vindas aos presentes, a Decana da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto, Prof.ª Doutora Alice de Fátima Ceita e Almeida, teceu algumas considerações acerca da importância dos arquitectos “desta vez, com propostas de intervenção numa zona de Luanda que é tão querida por todos os luandeses, e não só.” Prosseguiu dizendo que “são propostas de índole urbanística, patrimonial e cultural que, tal como nos anos anteriores, esperamos que possam ser considerados por quem dirige esta província e nos façam sentir cumpridores de uma das nossas principais responsabilidades sociais, que é contribuir para a solução dos problemas da sociedade”.

Os projectos de Licenciatura em Arquitectura e Urbanismo da 31ª Geração de Arquitectos tiveram como zona de intervenção o Distrito Urbano da Ilha de Luanda, Município de Luanda, com o objectivo de melhorar a sua estrutura arquitectónica e urbanística, equilibrar os serviços necessários, melhorar os aspectos ambientais e climáticos e garantir um bom funcionamento da sua estrutura e conforto, através de propostas para infra-estruturas de transporte e comunicação, de energia e água, de espaços públicos para recreação e zonas verdes, tais como: Centro Infantil, Centro de saúde, Mercado de Peixe, Resort, Parque de Diversões, Centro Cultural, Escola de Artes e Ofícios, Escola para o 1º e 2º Ciclos, Oceanário, Parque Urbano, Quartel de Bombeiros Habitação, etc.

A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Doutor Domingos da Silva Neto, do Secretário de Estado das Indústrias Culturais e Criativas do Ministério da Cultura, Doutor João Constantino, do Secretário de Estado para o Turismo, Dr. José Alves Primo, do senhor Joaquim Manuel, em representação da Ministra do Ambiente, do Magnífico Reitor da Universidade Agostinho Neto Prof. Doutor Pedro Magalhães, do Vice-Governador de Luanda para Área Técnica, Prof. Doutor José Kai, do Vice-Decano da Faculdade de Engenharia para Área Académica, Prof. Doutor Joaquim Guerra Hamuyela, membros do governo provincial de Luanda, familiares dos recém-formados, discentes e convidados.

 

 

 

 

 

Saiba Quantos Estudantes Foram Admitidos nos Exames de Acesso de 2019

Published in Noticias
quarta-feira, 24 abril 2019 09:35
267 Hit
(0 votes)

 

Do total de 4931 candidatos inscritos nos Exames de Acesso de 2019 aos Cursos de Engenharia e Arquitectura (4102 Licenciatura + 829 Bacharelato), foram admitidos 624 estudantes, que representa 12.7% do total de inscritos.

O facto de o curso de Arquitectura não ter preenchido as suas vagas levou à tomada de decisão de distribuição das mesmas para os candidatos excluídos por falta de vagas nos cursos de Engenharia Civil, de Engenharia Mecânica, de Engenharia de Minas e de Engenharia de Petróleo. Como após essa distribuição continuavam igualmente excluídos, por falta de vagas, um reduzido número de candidatos nos cursos atrás referidos, decidiu-se pela admissão dos mesmos, razão pela qual o número de vagas para os cursos de Licenciatura foi excedido em cerca de 11%.

 

 

 

CURSOS

 

 

LICENCIATURA

BACHARELATO

Nº de vagas

Total de admitidos

Nº de vagas

Total de admitidos

Arquitectura

50

28

35

3

Civil

45

71

40

5

Electrotecnia

65

65

40

15

Electrónica e Telecomunicações

75

74

40

10

Informática

50

58

40

16

Mecânica

80

95

40

9

Minas

45

67

40

1

Petróleo

45

55

--

--

Química

45

42

40

10

Total

500

555

315

69

Congresso Internacional “Pedagogia 2019” Havana-Cuba

Published in Noticias
terça-feira, 16 abril 2019 10:47
403 Hit
(0 votes)

O Professor Doutor João Filipe Kudimuena, docente do Departamento de Engenharia Mecânica participou, de 04 a 08 de Fevereiro de 2019, no 16º Congresso Internacional “Pedagogia 2019”, realizado no Palácio de Convenções, em Havana - Cuba.

Realizado sob o tema “Encontro Internacional Pela Unidade dos Educadores do Mundo” reuniu representantes de vários países, tais como investigadores, especialistas, académicos, empresários, profissionais e autoridades da educação, etc. com a finalidade de debater e reflectir temáticas para um desenvolvimento sustentável da educação contemporânea.

O Professor Doutor João Filipe Kudimuena participou neste evento como autor do trabalho intitulado: O papel da Educação Ambiental como Estratégia da Percepção e Redução de Riscos Socio-Ambientais “Estudo de Caso: Luanda-Angola”.

Durante o congresso foram apresentadas várias temáticas através de conferências e palestras, demonstrando a universidade como uma instituição de gestão de conhecimento que fomenta e propõe soluções as necessidades sociais, culturais, económicas e ambientais do mundo; livros, revistas e artigos produzidos por investigadores, especialistas e profissionais.

O evento terminou com visitas a diversas instituições académicas, de investigação, produção e serviços, onde os delegados tiveram a oportunidade de manter um intercâmbio de maneira directa com os protagonistas das mesmas e teve o objectivo de valorizar a implementação e o cumprimento dos objectivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, a partir das particularidades de cada contexto sócio-económico dos países, com vista a garantir uma educação inclusiva, equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem durante toda a vida e considerar os educadores como bastião principal para o alcance de uma educação de qualidade, que é a base para melhorar a vida das pessoas e o desenvolvimento sustentável

Participaram deste congresso representantes de vários países, dentre os quais: Angola, Alemanha, África do Sul, Argentina, Bolívia, Botswana, Brasil, Canada, Costa Rica, Colômbia, Chile, Cuba, Espanha, Estados Unidos da América, França, Holanda, Honduras, Índia, México, Portugal, Porto Rico e Venezuela.

 

 

 

Mobilidade Estudantil com a Universidade de Ryokoku do Japão

Published in Noticias
segunda-feira, 01 abril 2019 10:56
246 Hit
(0 votes)

No âmbito do protocolo assinado entre a Universidade Agostinho Neto (UAN) e a Universidade Japonesa de Ryokoku dois recém-licenciados dos Departamentos Ensino e Investigação de Informática e de Electrotecnia, que assinaram um compromisso de colaboração docente com a Faculdade de Engenharia, beneficiaram de formação pós-graduada naquela Universidade Japonesa.

Tratam-se dos licenciados Pedro Kiala Afonso (Departamento de Engenharia Informática) e Domingos Manuel Koio (Departamento de Engenharia Electrónica e Eletrotecnia) que concluíram os seus Mestrados com sucesso e excelência nas especialidades de Sistemas Interactivos com Ambiente e de Design de Microwavepatch Antenas, respectivamnete.

O protocolo prevê que as Faculdades de Engenharia e de Ciências da UAN  e a Escola Superior de Ciências e Tecnologia da Universidade de Ryokoku façam intercâmbio de estudantes licenciados, interessados em desenvolver actividades académicas e consolidar a sua compreensão internacional.

Programa de Estágios FEUAN/PA-OMATAPALO

Published in Noticias
domingo, 24 fevereiro 2019 00:00
441 Hit
(0 votes)

Os estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto (FEUAN) que beneficiaram de estágios de integração na empresa de direito angolano PA Omatapalo, no âmbito do protocolo de cooperação com a FEUAN, cumpriram com êxito o programa de estágios e vão assinar um contrato de trabalho com aquela empresa. Tratam-se de Atanásio Dilmos da Costa e António Neves Zangui Gombo, ambos do Curso de Engenharia Electrotécnica, e Matantu João Luzaiadio e Mauro Morais Ngola, do Curso de Engenharia Mecânica.

Tendo em conta que o programa de estágios FEUAN/PA-Omatapalo foi um tremendo sucesso, está prevista a renovação do programa no corrente ano, pelo que novos talentos serão seleccionados. O Protocolo de Cooperação tem o objectivo de promover actividades de cooperação, encorajar o desenvolvimento de projectos conjuntos, estabelecer mecanismos de cooperação no campo da ciência, tecnologia e inovação, contribuir para oportunidades de emprego a formados e recém-formados da FEUAN.

 

FEUAN Agracia Funcionários que Mais se Destacaram em 2018

Published in Noticias
domingo, 10 fevereiro 2019 07:42
439 Hit
(0 votes)

Em resposta à Circular 006/DRH/18 de 17 de Dezembro, os responsáveis dos Departamentos de Ensino e Investigação (DEI), e os de Apoio da Faculdade de Engenharia, seleccionaram os funcionários que mais se destacaram durante o ano de 2018 nos respectivos Departamentos. Tratam-se dos funcionários Adelina António Pascoal (Secretaria Geral), André Gouveia Baião (Biblioteca), Borges José Monteiro (Manutenção), Diogo Francisco João (DEI de Mecânica), Hilson da Silva Coelho (DAAC), Idalina Cristõvão Cori (DEI Ciências Básicas), Inês de Fátima Pembele (DAGO), Irina Madalena Barros (DEI de Informática), João Esteves Kibatulo (DEI de Química), Lourdes Manuel Adão (DEE), Maria Carolina Nsumbo (DRH), António Neves Figueira (Pós-Laboral), Mariana Solange Miguel (DEI de Civil), Diawaku Garcia (DEI de Petróleos), Timóteo Lisboa Francisco (LESRA), Victória Sebastião António (DEI de Minas) e Virgínia Simão João (DEI de Arquitectura) que foram agraciados com uma senha de natal equivalente a uma cesta básica do Supermercado Kero.

Participe na 5ª edição da Conferência Internacional WASTES: Soluções, Tratamentos e Oportunidades

Published in Noticias
segunda-feira, 04 fevereiro 2019 16:12
237 Hit
(0 votes)

O Centro de Valorização de Resíduos (CVR) e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL) organizam a 5ª edição da Conferência Internacional WASTES: Soluções, Tratamentos e Oportunidades. A conferência decorrerá no Campus da FCT-UNL, Caparica - Lisboa, de 4 a 6 Setembro de 2019.

Espera-se reunir especialistas da academia e indústria dos sectores de Gestão e Reciclagem de Resíduos de todo o mundo, oferecendo conhecimento de última geração e compartilhando experiências com todos que comparecerem. As discussões sobre o equilíbrio entre os resultados económicos, ambientais e sociais, focados especialmente na transição necessária de uma economia linear para uma economia circular, suas oportunidades, desafios e restrições, serão cuidadosamente abordadas. O desenvolvimento de técnicas inovadoras, ferramentas e estratégias para melhorar o desempenho ambiental da empresa, a compreensão de como as actividades da indústria impactam o meio ambiente e a análise de opções para o seu aprimoramento também são objcetivos-chave para este evento.

Assim, os autores são convidados a enviar, até 5 de Março de 2019, a sua contribuição como artigos completos ou resumidos. Assim como nas edições de 2015 e 2017, todos os trabalhos completos aceites serão incluídos num livro publicado pela CRC Press - Taylor & Francis Group, que será proposto para Scopus e Web of Science para indexação. Observe que os artigos incluídos no livro Wastes 2015 estão actualmente disponíveis no Scopus, enquanto que os da edição de 2017 estão indexados na Web of Science (ISI).

Também seguindo as edições anteriores do Wastes, todos os artigos curtos serão incluídos nos Anais da Conferência (com o ISSN).

 

Mais informações:

http://www.wastes2019.org/

Exames Acesso 2019 - Informações Importantes

Published in Noticias
quarta-feira, 23 janeiro 2019 08:58
904 Hit
(2 votes)

A Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto informa o público interessado que as inscrições para os Exames de Acesso 2019 para os seus diferentes cursos iniciaram a 03 de Janeiro de 2019 e terminaram a 19 do mesmo mês. Os exames terão lugar de 28 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2019. Tanto as inscrições como os Exames de Acesso terão lugar no Campus Universitário Agostinho Neto em Camama.

Para o Ano Académico de 2019, a Faculdade de Engenharia tem disponíveis as vagas constantes da tabela seguinte:

 

Nº de Vagas para os cursos da Faculdade de Engenharia

 CURSOS DE LICENCIATURA ARQUITECTURA 50 CURSOS DE BACHARELATO   ARQUITECTURA  35
ENGENHARIA CIVIL 45 ENGENHARIA CIVIL 40 
ENGENHARIA ELECTRÓNICA E TELECOMUNICAÇÕES 75 ENGENHARIA ELECTRÓNICA E TELECOMUNICAÇÕES 40 
ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA 65 ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA 40 
ENGENHARIA INFORMÁTICA 50 ENGENHARIA INFORMÁTICA 40 
ENGENHARIA MECÂNICA 80 ENGENHARIA MECÂNICA  40 
ENGENHARIA DE MINAS 45 ENGENHARIA DE MINAS  40 
ENGENHARIA DE PETRÓLEO 45  ENGENHARIA QUÍMICA  40 
ENGENHARIA QUÍMICA 45     
   TOTAL DE VAGAS  500   TOTAL DE VAGAS  315 

  Inscrições 

  • As Inscrições decorrem num período único: Das  09 às 15 Horas.
  • Documentos necessários:
    • Original do Certificado de habilitações (curso médio ou pré-universitário ou antigo 7º Ano do Liceu ou Diploma Estrangeiro reconhecido pelo MED) com notas discriminadas de todas as disciplinas e anos, acompanhada de uma fotocópia que ficará arquivada, depois de confrontada com o original.
    • Original do B.I. ou Passaporte (para estrangeiros e estudantes Angolanos que estejam no estrangeiro),acompanhado de uma fotocópia que ficará arquivada depois de confrontada com o original.
    • Declaração de Serviço para os candidatos trabalhadores. Documento militar ou da polícia, caso seja militar ou polícia.
    • Atestado da situação Militar Regularizada para os candidatos em idade militar.
    • Três (3) fotografias coloridas tipo passe e recentes.
    • 4.000 Akz por uma opção; 6.000 Akz por duas opções. Este valor deverá ser depositado em qualquer balcão do Banco de Fomento Angola (B.F.A.) Conta n.º: 940643930001AKZ IBAN: AO06000600000 940643930152. 

 

Tópicos

Clique aqui para baixar os tópicos para os Exames de Acesso das Ciências Exactas 2019.

 



Departamento de Arquitectura Realizou Jornadas Portas Abertas

Published in Noticias
quinta-feira, 08 novembro 2018 00:00
804 Hit
(0 votes)

 

O Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia realizou, de 21 a 22 de Setembro de 2018, a Actividade Inaugural do 2º Semestre na qual foram realizadas palestras tipo "TedTalk" proferidas pelos Arquitectos Vemba Cidade e Pedro Neto, que dissertaram sobre os temas: "Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Agenda 20-30" e "Impressão 3D e a Maquete na Sociedade Actual".

A Mesa Redonda em forma de debate teve como tema "A Habitação em Luanda" em que foram prelectores o Eng.º Adriano Silva, da Direcção Nacional de Habitação, o Arq.º Alain Cain, da Devepment Workshop, o Escritor Artur Pestana (Pepetela), o Arq.º Jaíme Mesquita e o Dr. Alves da Rocha.

Esta Actividade Inaugural integrou o programa "A Escola na Rua" com exposição de trabalhos do Departamento, visita dos familiares dos estudantes, dos docentes, dos trabalhadores e da comunidade local às Instalações do Departamento.

Foi feita uma acção de rastreio de Tensão Arterial e Paludismo, realizada pelo Consultório Médico da Faculdade de Engenharia, a entrega de alimentos, vestuário e calçados ao Lar da Mamã Muxima, a entrega de livros e materiais escolares a uma Instituição no Sambizanga e a actividade culminou com uma Aula de Ginástica na Faculdade.

Faculdade de Engenharia Celebra 52º Aniversário

Published in Noticias
sábado, 03 novembro 2018 00:00
915 Hit
(0 votes)

A Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto (FEUAN) assinalou, no passado dia 8 de Setembro de 2018, o seu 52º aniversário. Para o efeito, foi organizado um programa de actividades, na semana de 3 a 8 de Setembro, para celebrar a data.

Entre as actividades realizadas destacam-se as seguintes:

  • Visita dos funcionários da FEUAN ao Centro Cultural Dr. António Agostinho Neto, no Município de Icolo e Bengo, em Catete;
  • Apresentação de trabalhos elaborados por estudantes dos Cursos de Arquitectura, de Engenharia de Minas, de Petróleo, Química e de Mecânica;
  • Apresentação de palestras sobre Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Cancro, Propriedade Industrial e sobre o estudo realizado aos funcionários da Faculdade de Engenharia pela Licenciada Sra. Manuela Correia, com o tema “ Condições de Trabalho versus Produtividade”.

As comemorações do 52º Aniversário da Faculdade de Engenharia culminaram com uma partida de futebol de salão entre estudantes e funcionários da Faculdade, jogo de 35 vitórias, de garrafinhas e um almoço de confraternização que teve lugar no dia 8 de Setembro no Campo Multiusos do Colégio Neval, no Bairro Patriota.

Subscrição da Newsletter

Subscrição à newsletter da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto.

FACULDADE DE ENGENHARIA - UAN

A Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto existe desde 1962.

CONTACTOS

Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto

Avenida 21 de Janeiro, Luanda, Angola

(+244) 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Blue Red Cyan Green Orange FEUAN

Body

Background Color
Text Color

Background

Patterns for Layour Style: Boxed
Layout Style
Select menu